Trabalho 4 Interface



 

1- O som mono é aquele que é captado e também reproduzido por um único canal. Isso significa que o som mono não é capaz de distinguir elementos como diversos instrumentos ou vozes, profundidade ou localização de origem do áudio.

Como vantagem, o som mono é reproduzido da mesma maneira em diferentes caixas de som, o que o torna ideal para grandes eventos ao ar livre, por exemplo.

Já o som estéreo consiste na gravação e reprodução com repartição espacial da fonte sonora. Ou seja, ele tenta reproduzir o som considerando que temos dois ouvidos.

Como efeito, o áudio fica com maior profundidade, mas sai dividido das caixas de som, o que o torna ideal para ambientes mais fechados.

 

Existem diferenças entre os dois sons mas as principais são:

 

1.Canais de reprodução

 

    A primeira diferença entre os dois tipos de som está logo na definição deles: o som mono tem apenas um canal de gravação e reprodução, enquanto o som estéreo possui dois.

Isso significa que duas caixas de som ligadas com o tipo mono reproduzirão o mesmo áudio, enquanto as mesmas caixas tocarão faixas diferentes no estéreo.

 

2.Distância

 

    A divisão em canais de reprodução proporciona um efeito muito interessante no áudio estéreo. Como ele capta as fontes de som na esquerda e na direita em faixas distintas, cria-se um resultado de profundidade bastante atrativo para quem ouve. No som mono, isso não acontece.

 

3.Função

 

    O som estéreo e o mono servem para diferentes situações devido às suas características próprias.

Como é reproduzido em apenas um canal, o monofônico funciona muito bem para captar discursos, narrações ou locuções, já que sua direção monofocal ajuda a eliminar ruídos. Além disso, é o mais indicado para shows e outros grandes eventos, pois assim todas as caixas de som reproduzirão o mesmo áudio.

Já o estéreo é mais recomendado para a captação de apresentações musicais ou entrevistas, pois detecta muito bem a distância entre as pessoas. A rádio FM, por exemplo, só toca canções em estéreo desde os anos 70.      

 

4.Efeito no som

 

    Como já mencionado, o som mono tem menos ruídos e não faz distinção entre instrumentos ou posições na reprodução do áudio. Parece mais “plano”.

Do outro lado, o estéreo reproduz o áudio com duas faixas diversas, o que dá uma sensação de profundidade para quem ouve.

 

 

2.

   Espectro sonoro é o conjunto de todas as ondas que compõem os sons audíveis e não audíveis           pelo ser humano.

   O espectro sonoro é a faixa de frequências em que existem ondas sonoras, sejam elas audíveis ou     não. É medida em Hertz. Todos os sons abaixo de 20Hz são chamados de infrassons; os que estão       entre 20 e 20.000Hz são os sons audíveis; e os que estão acima de 20.000Hz são os ultrassons.

 

3. alto-falante passivo: UMA passiva O alto-falante não tem um built-in amplifier- ele precisa ser conectado ao seu amplificador por meio fio da coluna normal. Este sinal de nível alto-falante foi amplificado o suficiente para conduzir os alto-falantes suficientemente. A grande maioria dos alto-falantes são passivos.

altifalante activo: Ativo altifalantes têm um amplificador embutido e são alimentados por um sinal de nível baixo (nível de linha) passado ao longo de um cabo de interligação com origem a um pré-amplificador ou controlador. Porque o amplificador é um dispositivo eletrônico ativo, ele precisa de energia, então você tem que colocar qualquer alto-falantes ativos perto de tomadas de energia.

 

4-  Microfone Dinâmico- O microfone dinâmico (assim como qualquer outro microfone) é um transdutor. Isso significa que eles transformam um tipo de energia em outra. No caso, a vibração do ar (energia mecânica) em um sinal de áudio, que será mandado pelo cabo (energia elétrica).

Sennheiser MD421 sendo o microfone dinâmico, é muito versátil, sendo usado em vários instrumentos. Muito usado em tons de bateria.

 

 

 

 

Microfone Fita(Ribbon) - A funcionalidade do microfone de fita é muito parecida com a do microfone dinâmico, aliás, ele não deixa de ser um microfone dinâmico, porém ao invés de uma bobina móvel metálica e do diafragma, temos uma fita sanfonada entre dois ímãs que desestabiliza o campo magnético. A fita é feita de um material muito mais leve e que é um excelente condutor. Esse microfone foi inventado como uma solução aos microfones dinâmicos convencionais que eram muito “duros” para captar o som, é utilizado principalmente em estúdio quando se pretende uma sonoridade muito característica.

 

 

   

Microfone Condensador- Esse microfone funciona pela capacitância gerada por duas placas paralelas que não possuem contato entre si. A pressão sonora movimenta o diafragma e este movimento muda a capacitância do circuito, criando uma tensão variável como saída. Esse tipo de microfone necessita de alimentação externa, mais conhecida como “Phantom Power”.

Alguns modelos usam outros tipos de corrente, como por exemplo, +24V e é importante estar atento a isso, mas a grande maioria utiliza a carga padrão que é +48V.

Por esse motivo tornam esse tipo de microfone bastante sensível, o que aumenta também a sua resposta de frequências. É comum utilizar esse tipo de microfone em situações que se deseje obter bastante detalhe da fonte sonora ou até mesmo manter uma maior distância dela para fazer a captação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5-

 

XLR-  O XLR é um tipo de conector bastante usado em equipamentos de áudio para fazer o tráfego de sinal balanceado.

Cabo para microfone: Como escolher o ideal em 2021? | REVIEWBOX

 

 

Jack (TS,TRS)- conector TRS, coloquialmente conhecido por ficha de áudio ou ficha de auscultadores (português europeu) ou ficha de fones de ouvido (português brasileiro), é uma família de conectores utilizada para transmissão de sinais analógicos, principalmente de áudio.

Conector TRS – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

RCA- O cabo RCA é utilizado para conectar equipamentos como mesas de som, interfaces de áudio, caixas de som, entre outros. Você pode usá-lo para conectar a saída da sua interface de áudio na entrada dos seus monitores. Ou pode usá-lo para ligar um aparelho de DVD na sua mesa de som. Há também como usá-lo no sistema de som do seu carro, entre outros. É bastante comum também encontramos esse tipo de cabo de áudio sendo utilizado em módulos de áudio

Conector RCA – Wikipédia, a enciclopédia livre

SPDIF- SPDIF (também grafado S/PDIF) significa Sony/Phillips Digital Interface e é um padrão para a transferência digital de áudio. No áudio digital o sinal é transmitido codificado em uma série de 0s e 1s, em vez de ser transmitidos no formato analógico. Isto faz com que o áudio tenha mais fidelidade (qualidade), já que o sinal de áudio ficará imune a interferências eletromagnéticas (EMI).

Cabo S/PDIF RCA macho - RCA macho - 75Ohm Coaxial para Video - 2.0m

 

ADAT- O ADAT lighpipe transfere 8 canais de áudio em 24/48, através do cabo ótico.

Cabo Óptico Para Audio Digital | Rafatech Piracicaba

 

 

Midi- Um sistema MIDI permite criar diferentes sons para a criação musical ao vivo ou para a produção musical de um DJ.

 

 

Firewire- FireWire é uma tecnologia que permite a conexão e a comunicação em alta velocidade de vários dispositivos entre si, especialmente entre um computador e um ou mais aparelhos compatíveis.

Firewire - Cos'è il firewire e a cosa serve la porta firewire

 

USB- O cabo USB  permite conectar aparelhos e garantir seu completo funcionamento. Os computadores, por exemplo, permitem conectar dispositivos periféricos (como mouses, teclados, modems e até câmeras digitais) a fim de utilizá-los.

Cabo MITSAI (USB 2.0 - 1.8 - Preto) | Worten.pt

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