Trabalho 4 Interface
1- O som mono é aquele que é captado e também reproduzido
por um único canal. Isso significa que o som mono não é capaz de distinguir
elementos como diversos instrumentos ou vozes, profundidade ou localização de
origem do áudio.
Como vantagem, o som mono é reproduzido da mesma maneira em
diferentes caixas de som, o que o torna ideal para grandes eventos ao ar livre,
por exemplo.
Já o som estéreo consiste na gravação e reprodução com
repartição espacial da fonte sonora. Ou seja, ele tenta reproduzir o som considerando
que temos dois ouvidos.
Como efeito, o áudio fica com maior profundidade, mas sai
dividido das caixas de som, o que o torna ideal para ambientes mais fechados.
Existem diferenças entre os dois sons mas as principais são:
1.Canais de reprodução
A primeira
diferença entre os dois tipos de som está logo na definição deles: o som mono
tem apenas um canal de gravação e reprodução, enquanto o som estéreo possui
dois.
Isso significa que duas caixas de som ligadas com o tipo
mono reproduzirão o mesmo áudio, enquanto as mesmas caixas tocarão faixas
diferentes no estéreo.
2.Distância
A divisão em
canais de reprodução proporciona um efeito muito interessante no áudio estéreo.
Como ele capta as fontes de som na esquerda e na direita em faixas distintas,
cria-se um resultado de profundidade bastante atrativo para quem ouve. No som
mono, isso não acontece.
3.Função
O som estéreo e o
mono servem para diferentes situações devido às suas características próprias.
Como é reproduzido em apenas um canal, o monofônico funciona
muito bem para captar discursos, narrações ou locuções, já que sua direção
monofocal ajuda a eliminar ruídos. Além disso, é o mais indicado para shows e
outros grandes eventos, pois assim todas as caixas de som reproduzirão o mesmo
áudio.
Já o estéreo é mais recomendado para a captação de
apresentações musicais ou entrevistas, pois detecta muito bem a distância entre
as pessoas. A rádio FM, por exemplo, só toca canções em estéreo desde os anos
70.
4.Efeito no som
Como já
mencionado, o som mono tem menos ruídos e não faz distinção entre instrumentos
ou posições na reprodução do áudio. Parece mais “plano”.
Do outro lado, o estéreo reproduz o áudio com duas faixas
diversas, o que dá uma sensação de profundidade para quem ouve.
2.
Espectro sonoro é o conjunto de todas as
ondas que compõem os sons audíveis e não audíveis pelo ser humano.
O
espectro sonoro é a faixa de frequências em que existem ondas sonoras, sejam
elas audíveis ou não. É medida em
Hertz. Todos os sons abaixo de 20Hz são chamados de infrassons; os que estão entre
20 e 20.000Hz são os sons audíveis; e os que estão acima de 20.000Hz são os
ultrassons.
3.
alto-falante passivo: UMA passiva O alto-falante não tem um built-in amplifier-
ele precisa ser conectado ao seu amplificador por meio fio da coluna normal.
Este sinal de nível alto-falante foi amplificado o suficiente para conduzir os
alto-falantes suficientemente. A grande maioria dos alto-falantes são passivos.
altifalante
activo: Ativo altifalantes têm um amplificador embutido e são alimentados por
um sinal de nível baixo (nível de linha) passado ao longo de um cabo de
interligação com origem a um pré-amplificador ou controlador. Porque o
amplificador é um dispositivo eletrônico ativo, ele precisa de energia, então
você tem que colocar qualquer alto-falantes ativos perto de tomadas de energia.
4- Microfone Dinâmico- O microfone dinâmico
(assim como qualquer outro microfone) é um transdutor. Isso significa que eles
transformam um tipo de energia em outra. No caso, a vibração do ar (energia
mecânica) em um sinal de áudio, que será mandado pelo cabo (energia elétrica).
Sennheiser
MD421 sendo o microfone dinâmico, é muito versátil, sendo usado em vários
instrumentos. Muito usado em tons de bateria.
Microfone Fita(Ribbon) - A funcionalidade do microfone de
fita é muito parecida com a do microfone dinâmico, aliás, ele não deixa de ser
um microfone dinâmico, porém ao invés de uma bobina móvel metálica e do
diafragma, temos uma fita sanfonada entre dois ímãs que desestabiliza o campo
magnético. A fita é feita de um material muito mais leve e que é um excelente
condutor. Esse microfone foi inventado como uma solução aos microfones
dinâmicos convencionais que eram muito “duros” para captar o som, é utilizado
principalmente em estúdio quando se pretende uma sonoridade muito
característica.
Microfone Condensador- Esse microfone funciona pela
capacitância gerada por duas placas paralelas que não possuem contato entre si.
A pressão sonora movimenta o diafragma e este movimento muda a capacitância do
circuito, criando uma tensão variável como saída. Esse tipo de microfone
necessita de alimentação externa, mais conhecida como “Phantom Power”.
Alguns modelos usam outros tipos de corrente, como por
exemplo, +24V e é importante estar atento a isso, mas a grande maioria utiliza
a carga padrão que é +48V.
Por esse motivo tornam esse tipo de microfone bastante
sensível, o que aumenta também a sua resposta de frequências. É comum utilizar
esse tipo de microfone em situações que se deseje obter bastante detalhe da
fonte sonora ou até mesmo manter uma maior distância dela para fazer a
captação.
5-
XLR- O XLR é um tipo
de conector bastante usado em equipamentos de áudio para fazer o tráfego de
sinal balanceado.
Jack (TS,TRS)- conector TRS, coloquialmente conhecido por
ficha de áudio ou ficha de auscultadores (português europeu) ou ficha de fones
de ouvido (português brasileiro), é uma família de conectores utilizada para
transmissão de sinais analógicos, principalmente de áudio.
RCA- O cabo RCA é utilizado para conectar equipamentos como
mesas de som, interfaces de áudio, caixas de som, entre outros. Você pode
usá-lo para conectar a saída da sua interface de áudio na entrada dos seus
monitores. Ou pode usá-lo para ligar um aparelho de DVD na sua mesa de som. Há
também como usá-lo no sistema de som do seu carro, entre outros. É bastante
comum também encontramos esse tipo de cabo de áudio sendo utilizado em módulos
de áudio
SPDIF- SPDIF (também grafado S/PDIF) significa Sony/Phillips
Digital Interface e é um padrão para a transferência digital de áudio. No áudio
digital o sinal é transmitido codificado em uma série de 0s e 1s, em vez de ser
transmitidos no formato analógico. Isto faz com que o áudio tenha mais
fidelidade (qualidade), já que o sinal de áudio ficará imune a interferências
eletromagnéticas (EMI).
ADAT- O ADAT lighpipe transfere 8 canais de áudio em 24/48,
através do cabo ótico.
Midi- Um sistema MIDI permite criar diferentes sons para a
criação musical ao vivo ou para a produção musical de um DJ.
Firewire- FireWire é uma tecnologia que permite a conexão e
a comunicação em alta velocidade de vários dispositivos entre si, especialmente
entre um computador e um ou mais aparelhos compatíveis.
USB- O cabo USB permite conectar aparelhos e garantir seu
completo funcionamento. Os computadores, por exemplo, permitem conectar
dispositivos periféricos (como mouses, teclados, modems e até câmeras digitais)
a fim de utilizá-los.
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